Obtenção de sementes de <I>Enterolobium contortisiliquum</I> (Vellozo) Morong a partir da Trilha mecânica de frutos provenientes de cinco árvores

Autores

  • Maurício Sedrez dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Reis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miguel Pedro Guerra Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rubens Onofre Nodari Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Frutos de Enterolobium contortisiliquum (VELLOZO) MORONG (timbafiva) foram coletados de cinco árvores do Estado de Santa Catarina: A-1 (proveniente do município de Apiena), SMO-2, SMO-3, SMO-5 e SMO-8 (provenientes de São Miguel do Oeste). Estes frutos foram submetidos a trilha mecânica em uma trilhadeira de parcela, sendo avaliada a eficiencia desse metodo, bem como caracteristicas de frutos e sementes. O método empregado foi eficiente e rápido mostrando que com duas trilhas é possível a obtenção de 94,5% das sementes, após submeter-se o material trilhado a decantação em água e limpeza manual. Ressalta-se que as diferenças existentes entre as características dos frutos das diferentes àrvores, especialmente no tocante ao estádio de amadurecimento, influem no processamento dos mesmos.

Biografia do Autor

Maurício Sedrez dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo, técnico do Projeto Nativas Florestais

Ademir Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1977), graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1976). Prof. Assistente do Dept. de Biologia, Horto Botânico, UFSC (Cx. postal 476, Florianópolis).Mais informações.


Miguel Pedro Guerra, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Assistente do Dept. de Fitotecnia, UFSC.

Rubens Onofre Nodari, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Assistente do Dept. de Fitotecnia, UFSC.

Downloads

Publicado

1983-01-01

Edição

Seção

Artigos