Elementos de vaso do sistema subterrâneo de cinco espécies de Cyperus L. (Cyperaceae) ocorrentes na Caatinga Paraibana

Ana Claudia Rodrigues, Tarsila Almeida Cavalcanti, Rivete Silva Lima, Maria emília Maranhão Estelita

Resumo


Foram analisados a forma e o tamanho dos elementos de vaso de raízes e rizomas de Cyperus uncinulatus Schard ex. Nees, C. schomburgkianus Ness, C. rotundus L., C. ligulatus L. e C. surinamensis Rottb, Cyperaceae da Caatinga paraibana. Os elementos de vaso das raízes são retos, com pontoações opostas, alternas e escalariformes, placas de perfuração simples, e paredes transversais e oblíquas no mesmo elemento. Nos rizomas os mesmos apresentam-se tortuosos e/ou ramificados, com pontoações reticuladas, placas de perfuração simples e paredes terminais geralmente oblíquas. C. suinamensis, C. ligulatus e C. rotundus mostram maiores valores no comprimento e diâmetros dos elementos de vaso tanto nas raízes quanto nos rizomas, quando comparados com C. shomburkianus e C. uncinulatus. O estudo também revelou que as raízes têm os elementos de vaso mais longos e com maior diâmetro em relação aos elementos de vaso dos rizomas.

Palavras-chave


Caatinga;Cyperaceae; elementos de vaso; sistema subterrâneo, anatomia vegetal; rizomas e raízes; vasos nas monocotiledôneas.

Texto completo:

PDF/A


Insula - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Botânica - Centro de Ciências Biológicas - Campos Universitário - Trindade - CEP 88040-900 - Florianópolis - SC – Brasil.

ISSN print 0101-9554
ISSNe 2178-4574