Ranulpho José de Souza Sobrinho <br> (28/05/1912 - 22/01/1976)

Autores

  • Antônio Bresolin

Resumo

Farmacêutico formado pelo Instituto Politécnico de Florianópolis, exerceu sua profissão com o maior brilho e honradez.

Convidado por um grupo de idealistas em 1945, foi professor fundador da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina onde ocupou os mais diversos cargos de direção, tendo sido um de seus sustentáculos nas épocas mais difíceis.

Foi professor de diversas disciplinas tendo lecionado cumulativamente com Botânica, ora Farmacognosia, ora Química Industrial Farmacêutica, ora Farmácia Galênica, nestas respondendo pela disciplina ou substituindo o seu titular, sendo porem a Botânica a sua predileta.

Com a implantação da Universidade Federal de Santa Catarina pode dedicar-se inteiramente ao ensino e ao estudo da Botânica como era seu sonho, passando em seguida a pesquisa, tendo fundado em 1964, com os professores Antônio Bresolin e Roberto Miguel Klein, o Centro de Pesquisas e Estudos Botânicos, hoje HORTO BOTÂNICO da UFSC.

Em decorrência destes surgiu o herbário "FLOR", bem como, o boletim "Insula" e a Flórula da Ilha de Santa Catarina" tendo sido além de fundador, coordenador e editor dos mesmos.

Preparou diversos trabalhos, alguns publicados no boletim "Insula", porém merece especial destaque "Síntese de Botânica Farmacêutica" publicado em 1972. Além dos trabalhos publicados deixou trabalhos em andamento e outros já prontos para publicação. Apesar de sua dedicação à pesquisa botânica, nunca deixou de tomar parte ativa no desenvolvimento da universidade, tendo sido inicialmente designado para compor o Grupo de Trabalho que procedeu ao estudo da Implantação da Reforma Universitária em 1967, e a seguir, membro da Comissão de Implantação da referida reforma.

Após a implantação da reforma, foi membro das Comissões de Ensino e Pesquisa, Planejamento, e, Orientação ao Estudante. Na vida profissional, após exercer a farmácia dispensação, foi responsável e proprietário de laboratório industrial farmacêutico I dos quais abdicou em prol da pesquisa botânica.

Foi fundador e primeiro presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina CRF- II tendo exercido a presidência por quatro anos consecutivos, após o que encerrou seu mandato não mais querendo se candidatar a reeleição, para melhor dedicar-se aos estudos botânicos. Em 1974, quando ainda se empolgava pelas excursões às matas da Ilha e arredores, foi colhido de surpresa pela moléstia que veio vitimá-lo.

Todavia nunca se deixou abater, e sobrepujando os sofrimentos nunca deixou de comparecer ao local de trabalho mesmo que tivesse que ir amparado pela filha e esposa.

Downloads

Publicado

1975-01-01

Edição

Seção

Obituário1