Composição e distribuição do macrofitobentos da Lagoa da Conceição (Florianópolis -SC)

Martha Böker-Tôrres, Zenilda Laurita Bouzon, Luciane Cristina Ouriques, Paulo Antunes Horta

Resumo


O presente trabalho apresenta a composição e distribuição espaço-temporal do macrofitobentos da "Lagoa da Conceição", uma lagoa de águas salobras, situada no estado de Santa Catarina, Brasil. Os pontos amostrais foram escolhidos de acordo com a morfologia do corpo lagunar, aspectos de urbanização e trabalhos anteriores. Os espécimes foram coletados no final de cada estação climática do ano. Foram identificados 45 species infragenéricos: Rhodophyta com 27 espécies, Chlorophyta com as 12 espécies e Phaeophyta, com as 6 espécies. Erythrocladia irregularis é uma citação nova para a costa brasileira. O maior número de espécies foi observado no Canal da Barra que conecta a lagoa com o mar.


Palavras-chave


Macrofitobentos; Rhodophyta; Chlorophyta; Phaeophyta; Erythrocladia irregularis; Chondria curvilineata; Enteromorpha linza

Texto completo:

PDF


Insula - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Botânica - Centro de Ciências Biológicas - Campos Universitário - Trindade - CEP 88040-900 - Florianópolis - SC – Brasil.

ISSN print 0101-9554
ISSNe 2178-4574