Observações morfo/anatômicas de <I>Gracilaria tepocensis</I> (Gracilariaceae, Rhodophyta) do infralitoral do sul e sudeste brasileiro

Autores

  • Paulo Antunes Horta Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexis Bellorín Universidad de Oriente, Cumaná

Resumo

Neste trabalho se apresentam descrições morfo/anatômicas de Gracilaria tepocensis (E.Y.Dawson) E.Y.Dawson, presente no infralitoral do sul e sudeste do Brasil. G. tepocensis possui fronde com 1-9 em de altura e 0,8-8 mm de largura; talo cilíndrico a achatado em porções medianas; ramificação pseudodicotômica a irregular em um único plano; tetrasporângios subcorticais decussados; ramos capogoniais formados pelo carpogônio terminal e uma célula hipógina; cistocarpos salientes, com até 900 µm no maior diâmetro, com filamentos nutritivos ligando o carposporófito ao pericarpo; espermatângios em criptas superficiais, praticamente contínuos sobre a superfície da fronde. Com o aumento da profundidade observou-se uma redução no tamanho das plantas e na freqüência de espécies com estruturas de reprodução. Considerando que comparações de seqüências de DNA tem mostrado que espécies do Pacífico e do Atlântico são amplamente divergentes, a determinação desta espécie como G. tepocensis (localidade Bahia de Sonora, Golfo da Califórnia, México) para a costa brasileira necessita de uma nova avaliação. Recomenda-se que os materiais autênticos de G. tepocensis e outras espécies morfologicamente semelhantes, como Gracilaria multipartita (Clemente) Harvey do Atlântico norte e Mediterraneo e G. foliifera (Forsskål) BØrgesen do Índico, sejam analisados segundo métodos moleculares. Até que tais análises sejam realizadas optamos por manter a determinação já utilizada para o litoral brasileiro.

Biografia do Autor

Paulo Antunes Horta, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Biológicas - CP 476 - Florianópolis/SC - Brasil - CEP 88040-900 - e-mail: pahorta@ccb.ufsc.br - projeto financiado pelo CNPq e FAPESP.

Alexis Bellorín, Universidad de Oriente, Cumaná

Departamento de Biologia, Escuela de Ciencias, AP 245. Email: almiguel@yahoo.com

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos