Diatomáceas no sedimento do Manguezal de Itacorubi - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Gil Felício-Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Maria de Souza-Mosimann Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Foram coletadas 48 amostras de sedimento no Manguezal do Itacorubi, Santa Catarina, Brasil; ao longo de 12 meses (08/87-08/88) em 4 estações de coletas; e 6 amostras em duas coletas piloto (05 e 07/87) com o objetivo de se realizar o levantamento taxonômico das diatomáceas. Foi elaborada uma listagem dos táxons determinados contendo, para cada táxom, a bibliografia utilizada na sua determinação; a variação de medidas e dados ecológicos baseados na bibliografia consultada. Foram identificados 121 táxons distribuídos em 13 familias e 41 gêneros. As familias melhor representadas foram Naviculaceae e Nitzsehiaceae, sendo que os gêneros com maior número de táxons específicos e infraespecíficos foram Nitzschia com 24 táxons e Navicula com 15 táxons. Do total de táxons determinados 29 são oligohalóbios, 45 mesohalóbios e 22 polihalóbios; sendo que o restante ou tem ecologia pouco conhecida, ou apresenta maior amplitude ecológica. Doze espécies são citações novas para o Estado de Santa Catarina. São apresentados mapas de localização do Manguezal do Itacorubi e pranchas com fotomicrografias.

Biografia do Autor

Gil Felício-Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Biólogo. Centro de Ciências Biológicas - Horto Botânico. Cx. Postal 467 - Trindade, Florianópolis, SC - Brasil - CEP 88040900.

Roseli Maria de Souza-Mosimann, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora. Centro de Ciências Biológicas - Horto Botânico. Cx.Postal 467 - Trindade, Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88040900.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos