Cianobactérias das lagoas de tratamento de esgoto no semi-árido nordestino (Ceará, Brasil)<p>Cyanobacteria in sewage treatment ponds in semi-arid northeast (Ceará, Brazil)<p>

Autores

  • Eveline Pinheiro de Aquino Universidade Regional do Cariri, Crato - CE
  • Sírleis Rodrigues Lacerda Universidade Regional do Cariri, Crato - CE
  • Antônia Ionara Gonçalves de Freitas Universidade Regional do Cariri, Crato - CE

Resumo

As lagoas de estabilização correspondem a um ambiente eutrófico, caracterizado pelo crescimento excessivo do fitoplâncton, onde o grupo comumente encontrado são as cianobactérias, e assim, constituem o principal enfoque desta pesquisa. A cianobactéria Planktothrix sp. é destaque em florações no Brasil, devido a sua ampla distribuição, capacidade de produzir toxinas que podem afetar outros organismos. As amostras foram coletadas mensalmente, na saída das lagoas facultativas e de maturação da Estação de Tratamento de Esgoto, do Município de Juazeiro do Norte (7°13'08"S e 39°19'12"W), Nordeste do Brasil, abrangendo dois anos, durante quatro meses de cada estação: de agosto a novembro dos anos de 2005 e 2007 (estação seca) e de fevereiro a maio dos anos de 2006 e 2008 (estação chuvosa). Estas amostras foram divididas em duas subamostras para análise in vivo e fixadas em formol a 4% para análises posteriores. A cianobactéria P. isothrix foi a espécie em destaque, considerada dominante nos períodos seco e chuvoso. Diante disto, foram registrados índices de diversidade específica baixos e uma distribuição não uniforme da comunidade fitoplanctônica. Baseando-se na composição das espécies com históricos na produção de metabólitos nocivos ao homem e ao meio ambiente, deve-se levar em consideração o impacto ambiental, pois o lançamento de grandes biomassas destes organismos nos corpos d’água promove o aumento tanto da eutrofização quanto do potencial tóxico da água.

Biografia do Autor

Eveline Pinheiro de Aquino, Universidade Regional do Cariri, Crato - CE

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Regional do Cariri (2007). Lattes.

Sírleis Rodrigues Lacerda, Universidade Regional do Cariri, Crato - CE

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). Pela Universidade Federal de Pernambuco: Licenciatura em Biologia (1990), mestrado em Oceanografia (1994) e doutorado em Oceanografia (2004). Atualmente é professor da Universidade Regional do Cariri. Lattes.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos