Anatomia foliar comparativa de Psidium cattleyanum Sab. (Myrtaceae)

Autores

  • Leonardo D.S.A. Baptista da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • João de Deus Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Resumo

Popularmente conhecido como araçá, Psidium cattleyanum Sab. é uma espécie com grande plasticidade fenotípica, crescendo tanto nos ambientes abertos de restinga como na floresta ombrófila. O presente trabalho analisa comparativamente caracteres morfo-anatômicos das folhas de indivíduos crescendo nas fonnações de floresta ombrófila densa e restinga. Indivíduos de P. cattleyanum explorandó ambientes de restinga tendem a mostrar folhas com maior concentração de compostos fenólicos em relação àqueles que se desenvolvem na floresta ombrófila, bem como menor área foliar, maior espessura da lâmina e maior número de estômatos por milímetro quadrado. Indivíduos crescendo na floresta ombrófila evidenciam um espessamento cuticular superior ao observado nos indivíduos da restinga, aventando-se a hipótese que essa resposta seja uma estratégia adaptativa para atenuar o efeito da herbivoria.

Biografia do Autor

Leonardo D.S.A. Baptista da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Engenheiro Agronômo formado pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Mestrado em Biologia Vegetal pela UFSC (2002), sendo Doutor em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2011). Lattes.

João de Deus Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professor Adjunto do Departamento de Botânica, Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, UFSC. Bolsista Capes. Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos