REVISTA KATÁLYSIS - CHAMADAS DE ARTIGOS PARA 2024

2023-02-24

A Revista Katálysis é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, classificada como A1 pelo Qualis/Capes. A Revista Katálysis tem o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes relacionadas ao serviço social, abrangendo temáticas das ciências sociais aplicadas, ciências humanas, política social, trabalho, questão social e saúde pública. Cada edição centra-se numa unidade temática, dada a sua importância no contexto social contemporâneo, mas também abre espaço para temas livres.

____________________________________________________________________________________________________________________

V 27.1. 2024 - Pensamento social brasileiro, latino-americano e caribenho: contribuição para as ciências sociais e incidências no serviço social

Teoria social crítica e realidade latino-americana e caribenha. As contribuições de pensadores marxistas latino-americanos e caribenhos para compreender os processos de integração das economias dependentes aos sistemas de produção imperialistas, bem como para a formulação de alternativas de desenvolvimento. A filosofia, a política, a religião e a ética na produção intelectual crítica latino-americana e caribenha. Epistemologias decoloniais, territorialidades e cultura no contexto latino-americano e caribenho. A interlocução entre serviço social (seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos e o seu objeto: a questão social) e o pensamento social crítico sobre a formação sócio-histórica brasileira.

Recebimento: de 1 de março até 30 de junho de 2023. Lançamento: Quadrimestre jan./abr. de 2024.

____________________________________________________________________________________________________________

V 27.2.2024 - Desafios da universidade pública: curricularização da extensão, internacionalização e produção do conhecimento

Universidade Pública e o desafio da produção do conhecimento socialmente referenciado no contexto do capitalismo dependente e do imperialismo. As políticas de pesquisa e pós-graduação no Brasil. A consolidação da pós-graduação e a internacionalização. A produção de conhecimento e os desafios da pesquisa nas ciências humanas e sociais. Projetos pedagógicos, demandas sociais, das instituições e do mercado. A proposição, implantação e implementação das práticas extensionistas como componente curricular. Extensão universitária, práticas extensionistas curricularizáveis e produção do conhecimento. Serviço Social na América Latina, diálogos regionais e internacionalização.

Recebimento: de 1 de julho até 31 de outubro de 2023. Lançamento: Quadrimestre maio/ago. de 2024.

____________________________________________________________________________________________________________

V 27.3.2024 - Democracia na América Latina: o novo constitucionalismo e o avanço da extrema direita

Esta chamada pretende reunir artigos que abordem e problematizem temas vinculados aos processos de lutas que culminaram nas experiências do denominado “novo constitucionalismo latino-americano”, as formas de organização política dos Estados plurinacionais, como também o desafio da efetivação dos direitos declarados nas novas constituições frente ao avanço da extrema direita e do lawfare. Do mesmo modo, artigos que apresentem análises sobre o primeiro período do governo da coligação Brasil da Esperança que elegeu o Presidente Inácio Lula da Silva, em um contexto de fortalecimento da direita e da extrema direita.

Recebimento: de 1 de novembro de 2023 até 28 de fevereiro de 2024. Lançamento: Quadrimestre set./dez. de 2024.

 

Michelly Laurita Wiese

Editora Científica