Sobre a Revista

Breve histórico

A Revista Katálysis, criada em 1997 e publicada ininterruptamente desde então, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui classificação A1 pelo Qualis/Capes. Tem como objetivo publicar produções científicas relevantes ao Serviço Social e temáticas de áreas afins que abarquem o ensino, pesquisa e extensão e do exercício profissional. Por meio de artigos científicos originais, busca contemplar temas das ciências humanas e sociais, das ciências sociais aplicadas e das suas relações com os demais campos do saber. A Revista é um periódico arbitrado, indexado, de circulação nacional e internacional.

Conformidade com a Ciência Aberta

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Revista Katálysis adota a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, sendo esta informação indicada no próprio manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do manuscrito e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do manuscrito, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista. A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.

Ética na Publicação

Aos pesquisadores, autores, editores e pareceristas, além dos preceitos éticos, aplicam-se normas de conduta que derivam da finalidade específica de sua profissão: a construção, divulgação e a apropriação coletiva da ciência. Essas normas definem a integridade ética das atividades científicas e podem ser deduzidas de um princípio fundamental: todo cientista deve exercer sua profissão da maneira mais apropriada para que resulte o avanço e socialização da ciência de forma pública.

A Revista Katálysis está convencida de que a conjugação dos esforços de pesquisadores, instituições de pesquisa, autores, editores e pareceristas terão êxito em manter a divulgação da pesquisa científica em conformidade com os padrões da integridade ética.

A Revista Katálysis mantem os padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis no processo de publicação. As diretrizes recomendadas pelo COPE (Committee on Publication Ethics) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de publicação: o autor e a equipe editorial da revista.

A política de ética e de boas práticas na produção e publicação da Revista Katálysis deve considerar:

1) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2012.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq.

2) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf).

3) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais.pdf).

4) Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações, recomendado pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).

5) CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications [COUNCIL OF SCIENCE EDITORS: https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/.

6) ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012.

7) INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (ICMJE). Recommendations for the conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals: http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf.

8) Equator Network: www.equator-network.org;

9) THE OFFICE OF RESEARCH INTEGRITY. Definition of research misconduct: https://ori.hhs.gov/definition-misconduct.

10) Hong Kong Principles for assessing researchers - MOHER, D. et al. The Hong Kong Principles for assessing researchers: Fostering research integrity. Plos Biology., [s. l.], v. 18, n. 7, p. e3000737, July 16, 2020;

11) DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco: https://sfdora.org/read/;

12) FAPESP. Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014.

13) SciELO. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published by SciELO journals: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_en.pdf;

14) Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf;

15) Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx.

Foco e Escopo

A Revista Katálysis, por meio da universidade pública, tem como missão publicar produções científicas relevantes ao Serviço Social, abrangendo temáticas de áreas afins. Desse modo, pretende promover e disseminar produções atuais e significativas do ensino, da pesquisa, da extensão e do exercício profissional do Serviço Social, contemplando temas das ciências humanas e sociais, das ciências sociais aplicadas e das suas relações com os demais campos do saber, por meio de artigos científicos originais resultados de pesquisas. Os artigos da Revista são citados nas mais diversas subáreas das ciências sociais, principalmente nas temáticas que envolvem políticas sociais, direitos humanos, cidadania, questão social e desigualdade social.

O diferencial da Revista Katálysis é sua manutenção inteiramente pública, de acesso aberto e indexada nas principais bases de dados existentes. O rigor na periodicidade e qualidade dos artigos a torna referência na publicação de conhecimentos científicos e sustenta sua relevância e singularidade nas ciências sociais aplicadas.

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Os arquivos digitais da Revista Katálysis estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Fontes de Indexação

  • SciELO - Scientific Electronic Library Online 
  • DIADORIM
  • DIALNET- Difusión de Alertas en la Red - Universidad de La Rioja/España
  • DOAJ- Directory of Open Access Journals
  • LATINDEX- Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura 
  • PKP- Public Knowledge Project Index
  • Portal de Periódicos - CAPES
  • REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • REDIB- Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • ULRICHSWEB - Global Serials Directory
  • vLex - Base de Dados da Área de Direito

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Revista Katálysis
  • Título abreviado: Katálysis
  • Publicação de: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1997

Websites e Mídias Sociais

Apoio