Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Katálysis?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 - Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

2 - A Revista Katálysis, em cada fascículo, prioriza a publicação de artigos de pesquisa científica e/ou ensaios relevantes para a área temática;

3 - A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

4 - A Revista Katálysis não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 24 meses.

5 - A Revista Katálysis publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.

6 - A Revista Katálysis não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.

7 - A Revista Katálysis traduz para o Inglês o editorial, o resumo de todos os artigos e a critério da Comissão Editorial, faz a tradução completa de um artigo.

8 - A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).

9 - O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.

Políticas de Seção e natureza dos manuscritos

Políticas de Ética em Pesquisa e Publicação

Forma e preparação dos manuscritos

Apresentação dos trabalhos

1 – Deve ser utilizado o Microsoft Word com a seguinte configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 linhas, todas as margens com 2,5 cm.

2 – Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito.

  • Os títulos podem ter, no máximo, 12 palavras;
  • O resumo, em terceira pessoa, deve ser informativo, com cerca de 150 palavras, e deve apresentar, com clareza e síntese, objetivo, metodologia, estrutura e resultados relevantes do trabalho;
  • Palavras-chave: três a cinco realmente descritivas do foco do trabalho separado entre si por ponto;
  • Manuscritos com no máximo 15 páginas.

3 – O corpo dos manuscritos a serem enviados devem conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento e conclusão. O item introdução deve conter a apresentação do manuscrito e breve problematização do tema/objeto. Bem como a justificativa do tema, o porquê da escolha, os objetivos do manuscrito e metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhidas e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Lembramos que na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do próprio autor.

4 – Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em texto editável em Word.

5 – Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

6 – Os trabalhos deverão ser enviados rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

7 – Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Katálysis.

8 – A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares.

9 – A autoria deve certificar que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omitiu quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e instituições que possam ter interesse na publicação desse artigo. Deve, também, certificar que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Katálysis.

10 – Em caso de pesquisa resultante de financiamento público ou privado, este deve ser mencionado no final o trabalho, indicando nome completo (por extenso) da agência financiadora, número do projeto ou protocolo e período de execução.

11 – Antes de enviar o manuscrito para avaliação confirmar se todos os autores estão devidamente cadastrados na Revista https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/user/register) com as seguintes informações: Nome completo sem abreviações, e-mail, maior titulo e instituição que obteve, nome da instituição de trabalho por extenso e endereço desta instituição.

Referências

1 - Citações, conforme a NBR 10520 de agosto de 2002, que, para a Revista Katálysis, foi assim sistematizada:

• As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data;

• Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto;

• Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto;

• Nome do autor da obra para os casos acima:

a) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”; 

b) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

2 - Referências, conforme a NBR 6023 de agosto de 2002, no sistema autor-data (somente os documentos efetivamente citados no trabalho)

Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.

Exemplos de Referências

Livros (obra completa)
SANTOS, M.B. dos. Estatuto da cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

Legislação (meio eletrônico)
BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.estatutoda cidade.com.br>. Acesso em: 12 set. 2002.

Periódicos – Revistas
NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003. 

Jornais
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

Pelo título, e em meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

Evento
SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p.3-4.

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaro que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra.

  2. Declaro que registrei agências de fomento, quaisquer ligações ou acordos de financiamento e apoios institucionais, quando foi o caso para o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito e que possam ter interesse na publicação desse artigo.
  3. Declaro que o texto é original. 

  4. Certifico que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Katálysis.

  5. Foi utilizado o editor de textos Word, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm. Manuscritos, assim como suas tabelas e quadros, submetidos em arquivos não editáveis como PDF serão devolvidos.

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre da Revista.

  7. O manuscrito esta rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.

  8. O manuscrito seguiu as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  9. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar. 

  10. A identificação de autoria não está em nenhuma parte do corpo do trabalho, que foi substituida com "Autor" no corpo do texto, nas referências e notas de rodapé, em vez dos nomes dos autores, título do artigo, etc; que a identificação do autor foi removida das propriedades do documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares.

  11. Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Revista Katálysis.
  12. Declaro conhecer que os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Que a Revista Katálysis adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY.  Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro). 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços de editoração e publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.