Chamadas para temáticas - Revista Katálysis (2025 e 2026)
Ano 2025 – Submissões devem ser feitas até 31/05/2025.
Temática: "Tecnologia, digitalização do Estado e Políticas Sociais"
O conceito de tecnologia. Tecnologia e racionalidade capitalista. O debate da tecnologia a partir da crítica da economia política. Reflexões críticas sobre os temas capitalismo cognitivo e tecnofeudalismo nas análises sobre o trabalho contemporâneo. O processo de digitalização do Estado, considerando o contexto internacional e brasileiro. Digitalização do Estado à luz das orientações dos organismos internacionais. Digitalização do Estado e conexões com o processo de produção e valorização do valor. Digitalização do Estado e seus impactos nas condições laborais dos(as) trabalhadores(as) do setor público. A intensificação do uso das Inovações tecnológicas na estruturação e implementação de políticas sociais. Avanços tecnológicos e o debate sobre o acesso da população aos serviços públicos.
Temática: "Serviço Social, questão social e formação social brasileira"
A questão social na formação social brasileira, o capitalismo dependente e a acumulação capitalista. Questão social, políticas sociais e relações étnico-raciais no debate do Serviço Social. A luta antirracista, anticapacitista, antipatriarcal e anticapitalista na formação social brasileira. Colonialismo, imperialismo, racismo e o desenvolvimento desigual e combinado. Exploração, dominação, opressão e a heterogeneidade étnico-racial e sexual da classe trabalhadora brasileira. Direitos trabalhistas e as lutas de classe diante das novas tecnologias da informação e comunicação. A questão social como objeto e as condições de trabalho do /a assistente social.
Temática: "Trabalho, democracia e luta de classes"
Estado, capital e trabalho. Crise estrutural, trabalho e reprodução social da classe trabalhadora. Democracia e regimes políticos na atualidade. Democracia, conservadorismo e fascismo. Movimento sindical e lutas sociais no Brasil. Estado e populismo. Lutas de classe e organizações de esquerda no Brasil.
Ano 2026 – Submissões devem ser feitas até 31/03/2026.
Temática: "Estado, política fiscal e desfinanciamento das políticas públicas"
Conexões entre o Estado, a sociabilidade capitalista e a política fiscal. O arcabouço fiscal, enxugamento do Estado e propulsão do capital. Política fiscal e as respostas do Estado à questão social. O processo de destituição de direitos sociais no rastro da reforma conservadora do Estado e da economia. Política fiscal brasileira e o sucateamento dos serviços públicos. Movimentos sociais e as expressões de resistência à ofensiva contra os direitos sociais no âmbito da luta de classes.
Temática: "Serviço Social, trabalho e formação profissional"
Trajetória histórica e transformações profissionais nos 90 anos do Serviço Social brasileiro. Movimento de Reconceituação, Processo de Renovação e a virada crítica. Processo democrático, lutas sociais e Serviço Social no Brasil. O método em Marx e os novos rumos da profissão. O Projeto ético-político profissional. O significado do trabalho do assistente social e os espaços sócio profissionais no contexto atual. Perfil profissional das/os assistentes sociais na atualidade. Rebatimentos do neoconservadorismo no Serviço Social. 30 anos das Diretrizes Curriculares. A construção do projeto de formação profissional e a realidade brasileira dos anos 1990. Diretrizes Curriculares e o Projeto Ético Político do Serviço Social. Serviço Social, questão social e trabalho nas Diretrizes Curriculares. O perfil generalista das Diretrizes Curriculares e a nova morfologia do trabalho do/a assistente social. Interseccionalidade dos núcleos de fundamentos das Diretrizes Curriculares. Debates contemporâneos de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade e anticapacitismo na formação em Serviço Social. Formação antirracista, projetos pedagógicos e Universidade pública em disputa. Repercussões da ofensiva conservadora no projeto de formação profissional em Serviço Social.
Temática: "Indissociabilidade agrária, urbana e ambiental e a emergência climática"
Evidências da crise ambiental, as ameaças à saúde, segurança e meio ambiente. Capitalismo e a produção de emergência ambiental. Extrativismo, sociobiodiversidade e questão ambiental. Agroecologia, transição socioecológica e enfrentamento da emergência climática. Ecologia política crítica, questão ambiental e luta de classes. Povos indígenas e expropriação da terra. Questão urbana. Direito à cidade e políticas públicas. Trabalho Social na Política Urbana. Colonialismo, capitalismo dependente, questão fundiária e função social da terra. Agronegócio, agricultura camponesa, agroecologia, disputa de modelos produtivos e luta de classes. Reprimarização da economia e financeirização do campo. Fome, produção de alimentos e lutas sociais. Soberania e segurança alimentar e nutricional.
Chamada Especial:
Temática: "Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e a luta antimanicomial"
Reforma psiquiátrica e os 25 anos da Lei 10216/2001. Lutas democráticas pelo direito à saúde, SUS e saúde mental. Repercussões das disputas de projetos políticos na saúde mental. Desafios da consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil. Perspectivas da política de saúde mental na atualidade. Neoconservadorismo, saúde mental e ameaças às conquistas das reformas sanitária e psiquiátrica. Serviço Social e a luta antimanicomial.