Pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social

Aldaíza Sposati

Resumo


Este artigo trata dos caminhos da pesquisa na área do Serviço Social. Parte da polêmica quanto à possibilidade/capacidade do Serviço Social como prática social produzir conhecimentos. Resgata nesse debate a 'guerra das ciências' travada entre físicos e matemáticos com analistas do social, desconsiderando a dimensão científica da pesquisa no âmbito social. Analisa o crescimento da produção científica no Serviço Social através das dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, para tanto comenta análises de Iamamoto, Silva e Silva e Carvalho, indica a necessidade da constituição de política de pesquisa a orientar a comunidade epistêmica em Serviço Social, que deve se articular em rede de núcleos de pesquisa.

Palavras-chave


Pesquisa em Serviço Social; Rede de pesquisadores em Serviço Social; Produção de conhecimento; Research in Social Work; Network of researchers in Social Work; Production of knowledge

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A Revista Katálysis possui uma Licença Creative Commons

Todos os direitos estão reservados à Revista Katálysis. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Federal de Santa Catarina.

R. Katál., UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - ISSNe: 1982-0259

E-mail: revistakatalysis@gmail.com