Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais

Autores

  • Janaína Lopes do Nascimento Duarte Departamento de Serviço Social/UnB

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291

Resumo

Como resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O contexto de mundialização e financeirização do capital impõe metamorfoses no cotidiano da universidade, na produção do conhecimento e no trabalho docente, estabelecendo novas formas de exploração e intensificação do trabalho que contribuem para o processo de valorização do capital, estabelecendo novas relações entre capital-trabalho e mais-valia também no campo da educação superior. Neste sentido, é preciso analisar com clareza a complexidade do momento atual, a fim de fortalecer ações coletivas de resistência que possam vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente atual.

 

Biografia do Autor

Janaína Lopes do Nascimento Duarte, Departamento de Serviço Social/UnB

Assistente Social (UFPE), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFRJ); Mestre em Serviço Social (PPGSS/UFRN); Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais (UFPE). Atuação atual: docente do Depto de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Áreas de atuação profissional: formação profissional, assistência social, habitação, terceiro setor. Publicações: Serviço Social e seus fundamentos; relação Estado e Sociedade Civil; assistência social.

Downloads

Publicado

2017-06-29