Imigrantes nos territórios: problematizações sobre intervenções profissionais nas políticas de seguridade social

Autores

Resumo

O presente artigo tematiza as configurações contemporâneas dos fluxos migratórios internacionais em cenário brasileiro, com ênfase para o estado do Paraná e suas refrações nas políticas sociais, objetivando problematizar as intervenções profissionais junto aos imigrantes, no interior das políticas de seguridade social. Resulta de dados parciais de projeto de pesquisa em curso, contando com a análise de sessenta formulários dirigidos a imigrantes e nove entrevistas com trabalhadores sociais. Os dados têm origem em cinco municípios com maior incidência de imigrantes em uma região metropolitana, no estado do Paraná/Brasil. A análise demonstra incompreensão acerca dos princípios universalidade e equidade na condução das intervenções, ausência de conhecimento aprofundado sobre as configurações territoriais em que se desenvolvem as prestações e de particularidades dos imigrantes, indicando que seu acesso está em construção e necessita não apenas de investimento do Estado, mas também de um compromisso profissional que compreenda os imigrantes como sujeitos singulares.

Biografia do Autor

Líria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Paula Basilio Alves Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Especialista em Gestão Pública com ênfase no Sistema Único de Assistência Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2018-07-16