Mudanças e permanências no mundo do trabalho: uma abordagem da economia política crítica ao caso da Grande Mineração de Ouro na Colômbia

Autores

Resumo

Os desenvolvimentos categoriais e históricos analisados neste artigo auxiliam na análise das mudanças e permanências da exploração da força de trabalho, enfatizando o padrão exportador de especialização produtiva, através do qual o negócio da Grande Mineração de Ouro na Colômbia encontra nichos de reprodução do capital privado intensificando formas de exploração tanto da natureza como da mão de obra. O objetivo do artigo é contextualizar e compreender a desqualificação e aprofundamento da exploração da força de trabalho que reproduz, no século XXI, modos de apropriação privada de bens finitos de natureza coletiva. Para tal propósito, são analisadas em perspectiva sócio-histórica algumas categorias do campo da economia política crítica propostas por Marx, tais como: valor de troca e valor de uso, trabalho necessário e trabalho excedente, mais-valia absoluta e mais-valia relativa, fazendo uma breve caracterização dos padrões de reprodução do capital que emergiram na América Latina entre os anos de 1930 e 2016.

Biografia do Autor

Walter Mauricio Gallego Medina, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Mestre em Estudo Políticos Latino-americanos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Doutorando em meio-ambiente e desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Aura Gonzáles Serna, Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín, Antioquia

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Investigadora da Escola de Ciências Sociais da Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB).

Edvânia Tôrres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2018-07-16