Democracia e justiça social em tempos de golpe sob a égide do neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n2p416

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Democracia, Justiça Social, Política Social, Ética

Resumo

O presente artigo objetiva dar centralidade à dimensão ética, frontalmente desvirtuada pelas tendências atuais da política nacional, comandada pelo ideário neoliberal, que contradiz toda forma e intencionalidade do princípio da justiça social. Metodologicamente recorreu-se a uma pesquisa documental, realizada em livros, em artigos da imprensa e em relatórios  internacionais. O texto particulariza as razões que culminaram com o impeachment da presidenta Dilma e seus desdobramentos, no contexto do atual golpe de Estado, como expressão de negação da democracia e desmonte dos direitos sociais alcançados pelos  trabalhadores nos últimos decênios.

Biografia do Autor

Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Doutorado em Filosofia pela Università Pontificia Salesiana di Roma (UPS). Professora Associada II do Departamento de Serviço Social e do do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Movimento pelo Intercâmbio entre o Serviço Social brasileiro e italiano (UFPE/Università Roma Tre/Università di Milano Bicocca/IASSW).

Salyanna de Souza Silva, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Doutorado em Serviço Social pela Università degli Studi Roma Tre (UNIROMA3). Bolsista CAPES/Programa Nacional de Pós-Doutorado junto ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Movimento pelo Intercâmbio entre o Serviço Social brasileiro e italiano (UFPE/Università Roma Tre/Università di Milano Bicocca/IASSW).

Gisele Caroline Ribeiro Anselmo, Pesquisada autônoma

Doutorado em Serviço Social pela Università degli Studi Roma Tre (UNIROMA3). Membro do Movimento pelo Intercâmbio entre o Serviço Social brasileiro e italiano (UFPE/Università Roma Tre/Università di Milano Bicocca/IASSW).

Downloads

Publicado

2018-07-16