Acumulação de capital, crise e mercado de trabalho no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n1p15

Resumo

O propósito deste artigo é relacionar as recentes mudanças no mercado de trabalho brasileiro com a dinâmica recessiva da economia capitalista mundial das últimas décadas, que se manifestou desde a crise de 2007-2008. Considerando a específica inserção brasileira na economia capitalista global e as bases fundamentais sobre as quais ocorrem o processo de reprodução do capital analisamos alguns indicadores do mercado de trabalho relativos à ocupação e desocupação da força de trabalho, aos níveis salariais, às taxas de formalização e de rotatividade do trabalho, à luz de tendências e determinações fundamentais do hodierno processo de reprodução ampliada do capital. A partir desse esforço, tornam-se inteligíveis fenômenos, tais como a tendência à identificação entre os chamados trabalho formal e informal, à reconstituição do exército industrial de reserva, à repressão salarial e à intensificação do trabalho, que são catapultados pelas reformas em curso no Brasil.

Biografia do Autor

Gustavo Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maurício de Souza Sabadini, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutorado em Economia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Henrique Braga, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutorado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado

2019-04-25