Processos de reintegração de posse das escolas ocupadas pelos estudantes no Paraná: a ideologia burguesa do aparelho judiciário e policial

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Rodrigo Diego de Souza

Resumo


O objetivo deste artigo é interpelar e problematizar as razões avocadas para a reintegração das escolas estaduais do Paraná pelos aparelhos jurídico e policial, levando em conta seu caráter ideológico. Os processos foram analisados à luz da teoria social marxista e do método da economia política. Os procedimentos utilizados neste estudo são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, decorrente das ações de mandados de reintegração de posse por parte do Estado do Paraná. O estudo possibilitou apontar que as ações de reintegração de posse das escolas ocupadas no Paraná, firmadas por meio dos especialistas do Estado burguês, apresentavam uma inversão do real quando utilizavam o mesmo argumento dos estudantes secundaristas para solicitar a reintegração de posse forçada sob a justificativa do cumprimento do direito à educação, ou seja, converteram as manifestações dos estudantes e a luta pelo direito à educação em (des)obediência e assunto de força policial.


Palavras-chave


Processos de reintegração de posse; Ocupação das escolas; Estudantes; Ideologia burguesa; Aparelho judiciário e policial

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DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n2p374

R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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