Da ética kantiana à ética habermasiana: implicações sociojurídicas da reconfiguração discursiva do imperativo categórico

Autores

  • Marcio Renan Hamel FUPF - Passo Fundo - RS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802011000200004

Resumo

Este artigo aborda a reconstrução do imperativo categórico de Kant pela ética do discurso de Habermas. O procedimento metodológico adotado combinou vários métodos científicos: o dedutivo, ao se partir de teoria geral acerca do tema proposto para chegar a conclusões sobre situações particulares; o tipológico, no estudo de um tipo ideal para a criação desse mesmo modelo na realidade; o analítico, referindo-se à análise conceitual e à busca pelo emprego rigoroso de conceitos; o hermenêutico-fenomenológico, no qual a categoria epistemológica fundamental é a compreensão e a meta, a interpretação dos fatos. Na primeira seção, o texto trata da formulação do imperativo categórico, suas consequências para a ação humana e fórmulas derivadas. A seguir, é apresentada a proposta habermasiana de sua ética do discurso, o princípio da universalização e a redução do agir ético à ação monológica. Por derradeiro, estabelece-se uma relação entre as duas posturas teórico-filosóficas e as consequências sociojurídicas da ética habermasiana para uma Teoria da Sociedade.

Biografia do Autor

Marcio Renan Hamel, FUPF - Passo Fundo - RS

Doutorando em Sociologia e Direito pelo PPGSD da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Iniciante na Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).

Downloads

Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Espaço temático