Uma reflexão teórica sobre as relações entre natureza e capitalismo

Autores

  • João Valente Aguiar Universidade do Porto - Portugal
  • Nádia Bastos Ministério da Educação – Portugal

Resumo

O objectivo deste artigo passa por dar conta da articulação que se estabelece entre a esfera natural e a esfera social global da contemporaneidade, em termos genéricos, o modo de produção capitalista. Partindo de uma análise dos mecanismos de apropriação do meio natural pela engrenagem social da acumulação de capital, procura identificar algumas das formas de mercadorização contemporâneas da natureza. Com efeito, essas expressões mercadorizadas do meio natural revelam uma ligação com as dinâmicas de crise estrutural do capitalismo. Em termos metodológicos, privilegia uma perspectiva de totalidade na abordagem ao objecto de estudo em causa, sem com isso reduzir o substrato empírico do mesmo a uma entidade homogeneizante. Por conseguinte, a processualidade estabelecida entre natureza e capitalismo encontra respaldo num conjunto de influências mútuas, de mediações desniveladas de causalidade e de contradições.

Biografia do Autor

João Valente Aguiar, Universidade do Porto - Portugal

Doutorando em Sociologia pela Universidade do Porto (Portugal). Bolseiro de doutoramento pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Pesquisador do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFLUP).
Editor da colecção de livros “Arte e Sociedade” na editora Apenas Livros (Lisboa).

Nádia Bastos, Ministério da Educação – Portugal

Professora do Ministério da Educação – Portugal Licenciatura em Educação, ramo Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação do Porto, Portugal Especialização em Ensino Especial.

Downloads

Publicado

2012-06-04