"Consumo consciente": o ecocapitalismo como ideologia

Maria das Graças e Silva, Nailsa Maria Souza Araújo, Josiane Soares Santos

Resumo


Este texto tem como objetivo oferecer um conjunto de problematizações acerca do “consumo consciente”. Trata-se de um ensaio de natureza bibliográfica cuja tese central consiste em afirmar que, sob a prevalência do mundo mercantil, não se institui, de fato, o consumo consciente como afirmação do princípio da sustentabilidade socioambiental. Procura-se revelar o caráter ideológico desta formulação, que associa o consumismo e a possibilidade de sua superação apenas à necessidade de mudanças comportamentais sem que se explicitem suas dimensões socioeconômicas e sua funcionalidade como mecanismo de reprodução da lógica destrutiva do capital.


Palavras-chave


Consumismo; Consumo consciente; Ecocapitalismo; Perdularidade

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DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000100011

R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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