Política social, paradigma de bem-estar e prática política: análise comparativa de programas de transferências condicionadas

Autores

  • Aloisio Ruscheinsky Unisinos – São Leopoldo – Rio Grande do Sul
  • David Martínez Mendizábal Universidade Iberoamericana de Leon - Leon

Resumo

A exposição objetiva analisar programas de transferências condicionadas de renda adotados em países como o Brasil e o México, por meio da análise comparativa entre os Programas Bolsa Família e Oportunidades. O problema da pesquisa consiste em examinar a reconfiguração dos sistemas de proteção social por meio da assistência social. Utiliza-se como metodologia uma abordagem a partir da pesquisa documental e da observação empírica. Para apresentar aspectos como parte dos resultados o texto apresenta de forma breve os casos nacionais, para seguir com a abordagem dos impactos sociais diante da pobreza persistente. Diante da gestão social do risco e das vulnerabilidades as políticas em tela garantem um mínimo de segurança em paralelo ao acesso às políticas públicas.

 

Biografia do Autor

Aloisio Ruscheinsky, Unisinos – São Leopoldo – Rio Grande do Sul


Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).


 

David Martínez Mendizábal, Universidade Iberoamericana de Leon - Leon

Doutor en estudios científico-sociales, académico de la Universidad Iberoamericana León.

 

Downloads

Publicado

2014-06-02