A epidemia de HIV/Aids e a ação do Estado. Diferenças entre Brasil, África do Sul e Moçambique

Autores

  • Ana Cristina de Souza Vieira UFPE - Recife - Pernambuco
  • Maria Solange Guerra Rocha UFPE - Recife - Pernambuco
  • Judith Frances Head University of Cape Town.
  • Isabel Maria Alçada Padez Cortesão Casimiro Universidade Eduardo Mondlane

Resumo

Este artigo discute a ação do Estado quanto à política de saúde para prevenção e tratamento de pessoas com HIV/Aids, foco de um estudo realizado entre 2011 e 2012 em três países do eixo sul-sul: Brasil, África do Sul e Moçambique, marcados por desigualdade de renda e pobreza, e por processos de cidadania em construção. Utiliza o método histórico-dialético para desenvolver uma pesquisa de tipo quantiqualitativo, com análise de dados secundários sobre a epidemia, a realidade socioeconômica e a política de saúde desses países. O trabalho de campo envolveu observação, grupos focais e entrevistas em unidades de saúde em Recife, Cape Town e Maputo. Conclui que a concretização do direito à saúde e à vida tem se tornado  possível com o maior envolvimento do Estado na garantia de serviços e distribuição de antirretrovirais, com avanços mais significativos no Brasil que nos demais países.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina de Souza Vieira, UFPE - Recife - Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Solange Guerra Rocha, UFPE - Recife - Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada do Departamento de Sociologia da University of Cape Town (UCT).

Judith Frances Head, University of Cape Town.

Pós-Doutora em Sociologia pela University of Durham (UK). Docente do Departamento de Sociologia da University of Cape Town (UCT).

Isabel Maria Alçada Padez Cortesão Casimiro, Universidade Eduardo Mondlane

Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra
Professora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Downloads

Publicado

2014-12-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)