Debates sobre a participação da juventude: de cidadãos em treinamento a agentes da vida social

Autores

  • Maria Tsekoura Escuela de Trabajo Social Pontificia Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

http://dx.doi.org/10.1590/1414-49802016.00100012

Este artigo apresenta debates atuais sobre a presença da juventude na vida pública. Existe um rico debate e muitos questionamentos sobre o modo como os jovens decidem se engajar na vida pública, resultante do uso especial da palavra política nas discussões acadêmicas e sobre políticas públicas. O artigo está assim organizado: em primeiro lugar apresenta uma síntese dos princípios centrais do discurso do Declínio, e depois explicita como o discurso da Personalização salienta formas alternativas de engajamento. A seguir, é analisado o modo pelo qual os discursos focalizados no Contexto enfatizam o modo como os processos participativos de decisão se relacionam com a maneira de jovens conceituarem suas experiências cotidianas. O artigo conclui afirmando que a participação da juventude pode ser melhor entendida quando contextualizada nas experiências vividas no cotidiano.

Biografia do Autor

Maria Tsekoura, Escuela de Trabajo Social Pontificia Universidad Católica de Chile

Profesor asistente, Escuela de Trabajo Social- Pontificia Universidad Católica de Chile

PhD in Social Policy, Birmingham University- UK

Líneas de investigación: Identidades juveniles; participación juvenil, acción social y ciudadanía

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Publicado

2016-06-21

Edição

Seção

Espaço temático