Jovem como agente estratégico de desenvolvimento: entre discursos e políticas

Autores

  • Juliene Tenório Albuquerque Faculdade Asces
  • Mônica Rodrigues Costa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões acerca das matrizes discursivas que fundamentam o discurso de jovem como agente estratégico de desenvolvimento no âmbito da Política Nacional de Juventude, desenvolvidas em tese de doutoramento, a partir da perspectiva da teoria crítica e análise crítica do discurso, realizada em documentos de domínio público e discursos oficiais. Identificamos a existência de duas matrizes discursivas que fundamentam a Política de Juventude, operando dialeticamente associadas em oposição, a partir das contradições entre o campo dos direitos e da pobreza, risco e vulnerabilidade social. A construção da política, portanto, está atravessada por discursos, que se propõem romper com visões acerca do jovem como problema, no entanto, seu direcionamento reatualiza práticas de ajustamento e disciplinamento dos(as) jovens, sob uma nova roupagem, que intenta implicar os(as) jovens, especialmente pobres, como responsáveis no projeto de desenvolvimento governamental.

Biografia do Autor

Juliene Tenório Albuquerque, Faculdade Asces

Assistente Social. Mestra e Doutora em Serviço Social. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE. Docente e Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Asces

Mônica Rodrigues Costa, UFPE

Assistente Social. Doutoraem Serviço Social(UFPE). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE). Docente da graduação e Pósgraduaçãoem Serviço Socialda UFPE. 

Publicado

2016-06-21

Edição

Seção

Espaço temático