A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social

Autores

  • Reginaldo Guiraldelli Universidade de Brasília (UnB)
  • Janaina Loeffler de Almeida Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1414-49802016.003.00010

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da construção e fortalecimento dos Fóruns de Supervisão de Estágio como espaços político-formativos de interlocução, articulação, resistência e luta do Serviço Social brasileiro em defesa de uma formação crítica, pública,

laica, presencial, democrática e de qualidade. Aborda o Fórum como um dos espaços estratégicos de organização e participação política da categoria, que contribui para o processo de formação continuada e de debates sobre estágio supervisionado. Com base em dados obtidos nos Fóruns realizados na regional centro-oeste, 2013-2014, são apresentados impasses e desafios para a consolidação dos fóruns, sinalizando a necessidade de estratégias coletivas, diante das adversidades postas na  contemporaneidade que incidem na formação e exercício profissional.

Biografia do Autor

Reginaldo Guiraldelli, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente social, mestre e doutor em Serviço Social pela UNESP. Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO).

Janaina Loeffler de Almeida, Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso.

Assistente social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2016-12-22