Pós-Graduação, construção de curso e conjuntura brasileira: breves reflexões

Autores

  • Adriana Ramos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p245

Resumo

Considerando o conjunto de Programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social no Brasil, este ensaio trata da análise sobre as particularidades do processo de construção do Programa Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR), implantado no ano de 2012. Assim, busca-se construir reflexões sobre os impactos produzidos pelo contexto do ajuste fiscal e dos cortes orçamentários do governo brasileiro, sobre as condições materiais objetivas para a consolidação do Programa. No momento em que o Serviço Social Brasileiro comemora 40 anos no âmbito da Pós-Graduação, torna-se necessário examinar esta conjuntura atual. As problematizações contidas neste trabalho foram extraídas de pesquisa bibliográfica e documental das normatizações e legislações internas e externas sobre o Programa. Desta forma, pretende-se identificar quais as possibilidades de construção de estratégias que possam assegurar o exercício da atividade docente com qualidade.

Biografia do Autor

Adriana Ramos, Universidade Federal Fluminense

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UERJ, Doutora em Serviço Social pela UFRJ, Professora Adjunta do Curso de Serviço Social de Niterói, Departamento de Serviço Social de Niterói (SSN) da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-06-29