Pós-Graduação, construção de curso e conjuntura brasileira: breves reflexões
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p245Resumo
Considerando o conjunto de Programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social no Brasil, este ensaio trata da análise sobre as particularidades do processo de construção do Programa Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR), implantado no ano de 2012. Assim, busca-se construir reflexões sobre os impactos produzidos pelo contexto do ajuste fiscal e dos cortes orçamentários do governo brasileiro, sobre as condições materiais objetivas para a consolidação do Programa. No momento em que o Serviço Social Brasileiro comemora 40 anos no âmbito da Pós-Graduação, torna-se necessário examinar esta conjuntura atual. As problematizações contidas neste trabalho foram extraídas de pesquisa bibliográfica e documental das normatizações e legislações internas e externas sobre o Programa. Desta forma, pretende-se identificar quais as possibilidades de construção de estratégias que possam assegurar o exercício da atividade docente com qualidade.
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