Contabilidade e organizações do terceiro setor

Autores

  • Marcos Laffin UFSC - Florianópolis - SC
  • José Alonso Borba UFSC - Florianópolis - SC
  • Flávio da Cruz UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Neste texto apresentamos algumas características das organizações do terceiro setor e elucidamos alguns aspectos referentes à escrituração de eventos contábeis em organizações desta natureza. Objetiva-se, especificamente, configurar a importância e a conseqüente necessidade do controle patrimonial em toda e qualquer entidade, independente de sua missão e finalidade.

Biografia do Autor

Marcos Laffin, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (1986), graduação em Licenciatura Plena Para 2º Grau pela UDESC (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela UNICAMP (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto iii da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, ensino de graduação, educação, ensino e terceiro setor.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Alonso Borba, UFSC - Florianópolis - SC

Graduado em Ciências Contábeis pela UNIVALI, mestre em Contabilidade Gerencial pela FGVRJ e doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP (2001). Foi visiting schollar (doutorado sanduiche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2000-2001). Atualmente faz Pós-Doutoramento na HEC - Hautes Études Commerciales de Montréal, Canada. Professor da UFSC. Leciona na graduação dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Flávio da Cruz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFSC (1974) e mestrado em Administração pela UFSC (1986). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Ciências Contábeis na UFSC, extensionista esporádico ou voluntário - FEPESE- e ex-professor da ESAG-UDESC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01