Serviço Social na empresa

Autores

  • Maria José de Oliveira Lima FEB - Barretos - SP
  • Claudia Maria Daher Cosac UNESP - Franca - SP

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

A história do Serviço Social no Brasil revela que os assistentes sociais sempre foram solicitados a atuar no universo empresarial. Essa atuação profissional na empresa apresentou formas diferenciadas, à medida que se alterava o cenário socioeconômico e político da sociedade brasileira. A década de 1990 foi marcada por intensas transformações ocorridas no mundo do trabalho, afetando consideravelmente as relações sociais de trabalho. As empresas reestruturaram-se e, objetivando melhor qualidade e produtividade, passaram a exigir profissionais mais qualificados, polivalentes e flexíveis, inclusive os assistentes sociais. Observou-se, nessa época, que houve redução significativa dos postos de trabalho desses profissionais. Os assistentes sociais que permaneceram no universo empresarial, diante de novas demandas de trabalho, foram obrigados a buscar alternativas que correspondessem às expectativas das empresas. Assim, passaram a investir em capacitação e inovação profissionais, apresentando-se como generalistas, interdisciplinares, consultores e gestores – destacando-se no meio empresarial como profissionais da Gestão de Recursos Humanos.

Biografia do Autor

Maria José de Oliveira Lima, FEB - Barretos - SP

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), especialização em Serviço Social Políticas e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Fundação Educacional de Barretos e Assistente Social da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Empresa, Trabalho, Gestão, Recursos Humanos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudia Maria Daher Cosac, UNESP - Franca - SP

Possui graduação em Serviço Social pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1992) e doutorado em Serviço Social pela UNESP (1998). Atualmente é presidente da Comissão Editorial da Revista Serviço Social & Realidade, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e professor titular da UNESP - Campus de Franca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, trabalho, empresa, recursos humanos e terceiro setor.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01