Comunidade e órgãos públicos: quem pode resolver os problemas socioambientais?

Autores

  • Astrid Eggert Boehs UFSC - Florianópolis - SC
  • Ivonete Buss Heidemann UFSC - Florianópolis - SC
  • Márcia Grisotti UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

ste é um estudo analítico sobre a experiência comunitária realizada em 1995, o Encontro Comunitário do Saco Grande II – ECOSG, em Florianópolis, SC. Foram utilizados os conceitos de participação popular, vigilância à saúde. A análise foi efetuada a partir dos temas apresentados no Encontro: ocupação irregular dos terrenos e construções ilegais, água, esgoto, lixo e entulhos, drogas e animais soltos. Estes temas foram discutidos pela comunidade frente a frente com os órgãos públicos. No entanto passados cinco anos, não houve avanços nos encaminhamentos propostos no Encontro. Constatou-se três problemas: inexistência de integração entre os órgãos públicos, resultando em ações superpostas; falta de vontade política e precariedade da estrutura institucional destes órgãos para legitimar a participação popular.

Biografia do Autor

Astrid Eggert Boehs, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Enfermagem pela UFSC (1976), mestrado em Enfermagem pela UFSC (1990) e doutorado em Enfermagem pela UFSC (2001). Atualmente é professor Associado I da UFSC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem da criança na atenção básica, atuando principalmente nos seguintes temas: família, criança, cultura, cuidado e educação em saúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ivonete Buss Heidemann, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Enfermagem pela UFSC (1985), mestrado em Assistência de Enfermagem pela UFSC (1994) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Atualmente é professor adjunto da UFSC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, promoção da saúde, educação em saúde, cuidado, enfermagem e saúde. Participa do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Popular, Enfermagem e Saúde - NEPEPS.

Márcia Grisotti, UFSC - Florianópolis - SC

Socióloga.

Downloads

Publicado

2003-01-01