Entrevista com Amelinha Teles: o nosso projeto é pela vida, Heleieth Saffioti na luta feminista
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e73268Resumo
Nesta entrevista, Amelinha Teles discorre sobre sua trajetória intelectual e militante iniciada durante a ditadura civil e militar no Brasil e a recepção do livro de Heleieth Saffioti (2013), A mulher na sociedade de classes: mito e realidade, considerado por Amelinha como o primeiro livro feminista sobre mulheres escrito no Brasil. Ressalta-se a contemporaneidade do legado de Saffioti por meio das teorias do Nó das relações sociais de classe, gênero e raça e atualidade do Patriarcado. Discute-se, também, o diálogo íntimo entre Heleieth Saffioti e a luta feminista no Brasil, especialmente a atuação de Heleieth Saffioti junto às Promotoras Legais Populares (PLPs).
Referências
EVARISTO, C. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FIRESTONE, S. The Dialectic of Sex: The Case for Feminist Revolution. New York: William Morrow and Company, 1970.
FRIEDAN, B. A Mística Feminina. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.
GONZALEZ, L. O movimento negro na última década. In: GANZALEZ, L.; HASENBALG, C. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Ltda., 1982.
GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.
LARGUIA, I. Para uma Ciência da Libertação da Mulher. São Paulo: Global Editora, 1982.
MITCHELL, J. Psicanálise e feminismo: Freud, Reich, Laing e a mulher. Belo Horizonte, MG: Interlivros, 1979.
MITCHELL, J. Woman's estate. New York, NY: Random House, 1971.
SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SOUZA, P. Kimberle Crenshaw: A urgência da interseccionalidade. 2017. Ted Talks. (18m.53s). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=vQccQnBGxHU&t=14s. Acesso em: 1 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).