Estado e classes sociais: uma imbricada e contraditória relação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e74021

Palavras-chave:

Estado, Classes sociais, Capitalismo

Resumo

Este artigo analisa a relação Estado e classes sociais no capitalismo. Evidencia a natureza contraditória, relacional e de classe do Estado. Atrela as determinações da relação Estado-classes sociais à dinâmica produtiva capitalista, à dominação e à luta política. Apresenta também as ações desempenhadas pelo Estado na inter-relação com as classes sociais, com o objetivo de manter a dominação das classes subalternas e a hegemonia das classes dominantes.

Biografia do Autor

Liliam dos Reis Souza Santos, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Política Social pelo programa de pós-graduação em Política Social da UnB. Mestre em  Serviço Social pelo programa de Pós-Gradução em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Assistente Social pela Universidade Federal do Pará.

Referências

ACANDA, J. L. Sociedade Civil e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2006.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

IANNI, O. Classe e nação. Petrópolis: Vozes, 1986.

MANDEL, E. O capitalismo tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, K. Glosas Críticas marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social” de um prussiano. (Introdução de Ivo Tonet). São Paulo: Expressão Popular, 2010.

OSORIO, J. O Estado no Centro da Mundialização: a sociedade civil e o tema do poder. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

PACHUKANIS, E. A teoria geral do direito e o marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017.

PEREIRA, P. A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 285-300.

POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

TONET, I. A propósito de “Glosas Críticas”. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

URRY, John. Anatomia das sociedades capitalistas: a economia, a sociedade civil e o estado. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1982.

Downloads

Publicado

2021-04-09