Expressões contemporâneas do imperialismo e desafios à sua análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e78015

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno do Imperialismo, suas determinações e expressões. A partir da pesquisa bibliográfica e do recurso às categorias do método histórico-dialético, o estudo tem por objetivo apresentar uma síntese, histórico-crítico-dialética, dos fundamentos da emergência do Imperialismo, suas transformações no período pós-guerras e, principalmente, suas determinações e expressões mais contemporâneas. Seus resultados indicam que a crise de 2008 impôs novas implicações à ofensiva imperialista, donde se destaca a transição para uma fase ultraneoliberal, que, além de acirrar as pautas da ortodoxia neoliberal dos anos 1980, agrega novos elementos, tais como o autoritarismo e conservadorismo políticos e a consequente redução das dinâmicas democráticas; o acirramento das espoliações e a vigilância, controle e manipulação digital das populações.  

Palavras-Chave: Imperialismo. Novo Imperialismo. Ultraneoliberalismo. Espoliações. Expropriações.

Biografia do Autor

Sheyla Suely de Souza Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPBCampina GrandeParaíbaBrasil

Professora Doutora da Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pós-doutoranda na Universidade Nova de Lisboa/Instituto de História Contemporânea, possui graduação (1997) mestrado (2000) e Doutorado (2012) em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco/Brasil. Na UEPB, é membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS) e do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Políticas Sociais (GETRAPS). Tem experiência em Serviço Social nas Políticas Públicas e discute, principalmente, os seguintes temas: Estado de Bem-Estar Social, Seguridade Social, Política Social, Política de Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social, Neodesenvolvimentismo.

Referências

ABÍLIO, L. C. O make up do trabalho: uma empresa e um milhão de revendedoras de cosméticos. 2011. 307 p. Tese (doutorado) − Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280166. Acesso em: 1 maio 2020.

AMARAL, M. S. Breves considerações acerca das teorias do imperialismo e da dependência ante a financeirização do capitalismo contemporâneo. Revista Pensata, São Paulo, v. 3, n. 1, ano 3, 2013. Disponível em: http://www.unifesp.br/revistas/pensata. Acesso em: 17 fev. 2020.

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, maio/ago. 2004.

BORÓN, A. A questão do Imperialismo. In: BORON A. A.; AMADEO, J.; GONZÁLEZ, S. A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: Clacso, 2007.

BOTELHO, M. L. Rumo ao desconhecido: endividamento mundial, crise monetária e colapso capitalista. Blog da Boitempo, São Paulo, 23 jun. 2018. Disponível em https://blogdaboitempo.com.br/2018/07/23/rumo-ao-desconhecido-endividamento-mundial-crise-monetaria-e-colapso-capitalista/ Acesso em: 01 maio 2020.

CHESNAIS F. Doze teses sobre a mundialização do capital. In: FERREIRA, C.; FERRI-SCHERER, A. O Brasil frente à ditadura do capital financeiro: reflexões e alternativas. Lajeado: UNIVATES, 2005.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CUNHA, J. de S. et al. Crise mundial e a trajetória do Brasil, entre 2008 e 2015. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 234, 2005.

Disponível em: https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/12. Acesso em: 5 maio 2020.

DARDOT, P; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DUMÉNIL, G.; LÉVY, D. A crise do neoliberalismo na história do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2013.

FONTES, V. As contradições da dependência sob o capital-imperialismo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIALISMO DEL BUEN VIVIR EM AMÉRICA, Equador, 2013. Disponível em: https://www.planificacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2013/05/ Equador-VF-contradicoes-depend-e-kimper-Virgina-Fontes.pdf Acesso em: 23 jan. 2020.

FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV; Editora UFRJ, 2010.

GRAMSCI, A. Antologia, Selección, Tradução y Notas de Manuel Sacristan. Madrid: Siglo Veinturno Editores, 1977.

HARVEY, D. O Novo Imperialismo. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

HARVEY. D. O neoliberalismo. História e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

IANNI, O. Imperialismo na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1974.

LÊNIN, V. I. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. [tradução de Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria de transição. (trad. Paulo Cesar Castanheira e Sergio Lessa), São Paulo: Boitempo, 2011.

TOUSSAINT, E. As próximas crises financeiras prováveis. Parte 3 da série: A pandemia do capitalismo, o coronavírus e a crise econômica. Comitê para abolição das dívidas ilegítimas, Bélgica, 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.cadtm.org/As-proximas-crises-financeiras-provaveis. Acesso em: 08 mai. 2020.

TROTSKY, L. Peculiaridades do desenvolvimento da Rússia. In: TROTSKY, L. A História da Revolução Russa: a queda do tzarismo. Tradução E. Huggins. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Downloads

Publicado

2021-05-28