O Serviço Social nas empresas frente às tecnologias da informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82307

Resumo

Este artigo tem como objeto o trabalho do assistente social nas empresas, tendo em vista as transformações operadas pela reestruturação da produção e dos processos de trabalho com a adoção de inovações organizacionais e tecnológicas. Com base na revisão da literatura e no conhecimento obtido através de experiências profissionais, sistematizações e investigações, as inferências assinalam que as mudanças nas empresas, em particular, com a expansão das tecnologias da informação e comunicação, conferem outra feição ao trabalho do assistente social, bem como modificam os requisitos do perfil profissional e as condições de trabalho.

Biografia do Autor

Monica de Jesus Cesar, Faculdade de Serviço Social - UERJ

Graduada em Serviço Social e Especialista em Políticas Sociais pela UERJ, possui Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente, é Professora Associada da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Tem experiência profissional em empresas privadas, de economia mista e órgãos públicos, com destaque para a sua inserção na área do trabalho, saúde do trabalhador e previdência social. Entre as suas publicações, destaca-se o livro de sua autoria intitulado "Empresa-Cidadã": uma estratégia de hegemonia, publicado pela Cortez Editora em 2008. Atualmente é membro do comitê editorial da Revista Em Pauta da FSS/UERJ.

Referências

AMARAL, A. S.; CESAR, M. J. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In: CFESS /ABEPSS. (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. 1. ed. Brasília: CEFESS/ABEPSS, 2009, v. 1.

AMARAL, A. S.; CESAR, M. J. Do feitiço da ajuda à fábrica de consensos (posfácio). In: MOTA, A. E. O feitiço da ajuda: as determinações do serviço social na empresa. 5. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

ANTUNES, R. Os exercícios da subjetividade: as reificações inocentes e as reificações estranhadas. Cad. CRH, Salvador, v. 24, n. especial, p. 121-131, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccrh/v24nspe1/a09v24nspe1.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.

ANTUNES, R. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ______. (Org). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

BARROS, A. R. N.; COSTA N. N.; GONZAGA, A. J. F. O assistente social e a ambiência organizacional. In: DOHER, I. (Org.) O serviço social em empresas para além da crítica: espaços de enfrentamento e atuação profissional. Rio de Janeiro: E-Papers, 2015.

CESAR, M. J. Serviço Social e reestruturação industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: MOTA, A. E. (Org.). A nova fábrica de consensos. São Paulo: Cortez, 1998.

DOURADO, E. O. Reestruturação nos bancos e a ação do Serviço Social. In: MOTA, A. E. (Org.). A nova fábrica de consensos. São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, L. M. B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2003.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no serviço social. São Paulo: Cortez, 1995.

LINHART, D. A desmedida do capital. São Paulo: Boitempo, 2007.

LOJKINE, J. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.

MELO, A. I. S. C. Trabalho e saúde: um estudo entre trabalhadores de serviços de tecnologias da informação. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2007.

MOTA, A. E. O feitiço da ajuda: as determinações do serviço social na empresa. 5. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

VELOSO, R. Serviço Social, Trabalho e Tecnologia da Informação. In: Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea. Rio de Janeiro, v. 9, n. 27, p. 71-90, jul. 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/2499/1933. Acesso em: 05 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-20