Trabalho, Tecnologias da Informação e Comunicação e Condições de Vida: tecnologia para que(m)?“Novas” empresas e “velha” exploração do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84365

Resumo

Nos últimos anos, a retórica empresarial sobre novas tecnologias tem enfatizado a emergência da chamada Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial). Em geral, argumenta-se que ela impõe grandes desafios, mas oferece oportunidades inéditas ao mundo do trabalho. Com o avanço da robótica, da inteligência artificial e das ferramentas de informação e comunicação, haveria grandes riscos aos empregos, mesmo aqueles que não são repetitivos. Segundo essa narrativa, contudo, qualificação permanente e flexibilização do trabalho possibilitariam novos e melhores postos de trabalho e oportunidades de negócios, garantindo um saldo positivo às transformações tecnológicas. Assim como prometido com a 3ª Revolução Industrial nos anos 1980-1990, agora também temos anúncios de empregos que seriam menos pesados e mais criativos, emergindo atividades menos repetitivas, mais complexas e com mais poder sobre a produção para os trabalhadores.

Biografia do Autor

Vitor Araújo Filgueiras, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

Vitor Araújo Filgueiras (org.). Saúde e segurança do trabalho na construção civil brasileira (Aracaju, J. Andrade, 2015).

Publicado

2022-01-20