A crítica da economia política como método: alguns elementos para investigação nas ciências sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e85058Palavras-chave:
Método, Economia política, Dialética, Materialismo, MarxResumo
Objetivamos, com esse artigo, lançar luz sobre alguns elementos da crítica da economia política como método, que favoreçam o desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências humanas e sociais. Para isso, partimos dos escritos produzidos por Karl Marx e Friedrich Engels – aos quais complementamos com os avanços teóricos produzidos por alguns intelectuais marxistas ao longo do último século e meio – num esforço de evidenciar princípios importantes para investigação. Destacamos, como aspectos relevantes do trabalho, que a pesquisa social deve ter fundamento no real concreto, cabendo ao pesquisador descobrir a mediação entre aparência e essência através de aproximações sucessivas de reconstrução, no pensamento, da totalidade do fenômeno analisado, a partir de seu próprio movimento, em vista da transformação social.
Referências
ALIAGA, Luciana. Gramsci e Pareto: Ciência, história e revolução. Curitiba: Apris, 2017.
CARCANHOLO, Marcelo. (Im)precisões sobre a Categoria Superexploração da Força de Trabalho. In: ALMEIDA FILHO, Niemeyer. Desenvolvimento e Dependência: Cátedra Ruy Mauro Marini. Brasília: IPEA, 2013. E-book.
CARCANHOLO, Reinaldo A. Sobre a ilusória origem da mais-valia. Crítica Marxista, v.1, n.16, 2003, p.76-95.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring: A revolução da ciência segundo o senhor Engen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.
ENGELS, Friedrich. Carta de Engels a Joseph Bloch setembro 1890. In: DANTAS, Gilson; TONELO, Iuri (org.). O Método em Karl Marx. São Paulo: Edições Iskra, 2016a. p. 83-86.
ENGELS, Friedrich. Prefácio [1895]. In: MARX, Karl. As lutas de classes na França. São Paulo: Boitempo, 2012.
ENGELS, Friedrich. Resenha de Engels ao livro de Marx Contribuição à Crítica da Economia Política [1859]. In: DANTAS, Gilson; TONELO, Iuri (org.). O Método em Karl Marx. São Paulo: Edições Iskra, 2016b. p. 89-101.
FERNANDES, Florestan. Marx Engels Lenin: A história em processo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FERNANDES, Florestan. Nós e o Marxismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere – Vol. 1: Introdução ao estudo de filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
LENIN, Vladmir. As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo [1913]. Esquerda Diário. 4 jul. 2017. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.br/Lenin-As-tres-fontes-e-as-tres-partes-constitutivas-do-marxismo-1913 Acesso em: 18 ago. 2018.
LÖWY, Michael; DUMÉNIL, Gérard; RENAULT, Emmanuel. 100 Palavras do Marxismo. São Paulo: Cortez, 2015. E-book.
LÖWY, Michael. As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.
MANDEL, Ernest. El Capital: Cien años de controversias en torno a la obra de Karl Marx. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1998.
MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Abril, 1982.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel: Introdução. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011a.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011b.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: Livro 1: O processo de reprodução do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: Livro 3: O processo global de produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. Prefácio de Marx ao livro Contribuição à Crítica da Economia Política [1959]. In: DANTAS, Gilson; TONELO, Iuri (org.). O Método em Karl Marx. São Paulo: Edições Iskra, 2016. p. 37-42.
NETTO, José Paulo. Apresentação. In: ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring: A revolução da ciência segundo o senhor Engen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.
NETTO, José Paulo. Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NUNES, António José Avelãs. Uma Introdução à Economia Política. São Paulo: Editora Quartier Lanin, 2007.
O JOVEM Karl Marx. Direção de Raoul Peck. Alemanha; Bélgica; França: 2017. (118min), em cores.
RUBIN, Isaac Ilich. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014.
SAMPAIO JR., Plínio de Arruda. Por que voltar a Lenin? Imperialismo, Barbárie e Revolução. In: LENIN, Vladmir. O Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo. Campinas: FE/UNICAMP, 2011. E-book
SILVA, Ludovico. O Estilo Literário de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
TROTSKY, Leon. ABC da dialética materialista [1939]. Esquerda Diário. 26 jun. 2017. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.br/Leon-Trotski-ABC-da-dialetica-materialista Acesso em: 30 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).