As tendências teóricas metodológicas das produções sobre família e os fundamentos do serviço social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e94520

Palabras clave:

serviço social, fundamentos do serviço social, famílias

Resumen

O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que analisou as produções teóricas do Serviço Social brasileiro sobre família, publicadas nos principais periódicos da profissão, a fim de identificar os fundamentos teórico-metodológicos. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com ênfase qualitativa, ancorada no materialismo histórico-dialético, a partir da leitura e análise de artigos publicados nas revistas A e B (Qualis Capes 2013–2016). Os resultados da pesquisa confirmaram a existência de várias perspectivas conflitantes na profissão expressando fundamentos que coadunam com projeto ético-político, como também tendências que vão na contramão de um trabalho profissional crítico com famílias.

Biografía del autor/a

Claudio Henrique Miranda Horst, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Professor no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto

Ludimilla da Anunciação Tomaz, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BOLZE, S. D. A; BUEN, R. K; CREPALDI, M. A; GOMES, L. B. As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Pensando família. Porto Alegre, 2014.

CAMPELO E PAIVA, S. O. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital: um estudo sobre a racionalidade na produção de conhecimento do Serviço Social. 2012. 253 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Práticas terapêuticas no âmbito do serviço social: subsídios para

aprofundamento do estudo, 2008.

CRUSOÉ, N. M. C. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Revista Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 105–114, 2004.

FAIRCLOUGH, N.; MELO, F. I. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. São Paulo: Linha D’água, 2012.

GUERRA, Y. A. D. Expressões do pragmatismo no Serviço Social: reflexões preliminares. Revista Katálysis, v. 16, n. spe, p. 39–49, 2013.

GUERRA, Y. Desafios para o Serviço Social na Seguridade Social: Formação nas Políticas ou Para as Políticas Sociais? In: GUERRA, Y; LEITE, J. L.; ORTIZ, F. G. Temas contemporâneos em serviço social: uma análise de seus fundamentos. 1.ed. Campinas: Papel Social, 2019.

HORST, C. H. M. Família, marxismo e Serviço Social: desvendando o invólucro místico. 2018. 217 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) — Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

HORST, C. H. M. As Diretrizes Curriculares da ABEPSS e a Temática Família. Revista Temporalis, Brasília. v. 20, p. 144-164, 2020a.

HORST, C. H. M. Serviço Social e a temática família. Revista Libertas, v. 20, p. 392-414, 2020b.

HORST, C. O trabalho de assistentes sociais com famílias mediado pelo Projeto Ético-Político. Serviço Social & Sociedade, v. 146, n. 2, e6628324, 2023.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2002.

MIOTO, R. C. T. Para que tudo não termine como um “Caso de Família”: aportes teóricos para o debate sobre a violência doméstica. Revista Katálysis, v. 6, n. 1, jan./jun. 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2926181.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

MOLJO, Carina Berta; CARVALHO, Thaíse Seixas Peixoto de. Tendências teórico metodológicas presentes no debate do serviço social brasileiro. Temporalis, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 189–206, 2022. DOI: 10.22422/temporalis.2022v22n44p189-206. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/38131. Acesso em: 26 fev. 2024.

MOTTA, M. C. Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos. In: JORNADAS DE INVESTIGACIÓN Y CUARTO ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN PSICOLOGÍA DEL MERCOSUR, 15., 2008.

NALLI, M. Paul Ricoeur leitor de Husserl. Trans/Form/Ação [online], v. 29, n. 2, p. 155–180, 2006. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/920. Epub 31 out. 2007. Acesso em: 21 jun. 2022.

PAULO NETTO, J. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

RODRIGUES, M. Michel Foucault sem espelhos: um pensador proto pós-moderno. Rio de Janeiro: UFRJ/ESS, 2006.

SANTOS, W. R. dos. O circuito familista na política de assistência social. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 388-402, 2017. DOI: 10.15448/1677-9509.2017.2.24250. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24250. Acesso em: 26 fev. 2024.

SILVA, J. F. S. Serviço Social e tendências teóricas: o sentido da crítica. In: Serviço Social, fundamentos e tendências teóricas: contribuições ao debate latino-americano. São Paulo: Cortez, 2022.

SOUZA, C. L. S. Racismo e luta de classes na América Latina: as veias abertas do capitalismo dependente. 1. ed. São Paulo: Hucitec. 2020.

VASCON, C. F. L. Construção social da realidade a partir de páginas policiais. Revista Aurora, Marília (SP), v. 11, n. 2, p. 23-46, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7946/5708. Acesso em: 21 jun. 2022.

VASCONCELOS, A. M. A. O Assistente Social na luta de classes: projeto profissional e mediações teórico-práticas. São Paulo: Cortez, 2015.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2. ed. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2011.

YAZBEK, M. C. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos e as tendências contemporâneas no Serviço Social. In: GUERRA, Yolanda (org.). Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. Campinas: Papel Social, 2018.

ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica; uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Publicado

2024-07-26