Estágio supervisionado em serviço social no período pós-pandemia: novos desafios?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e99859Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Serviço social, Pós-pandemia, Coordenação de estágioResumo
Este artigo é um relato de experiência que busca analisar, a partir de uma perspectiva de gestão da Coordenação de Estágio de Serviço Social da Universidade de Brasília, os impactos da pandemia da Covid-19 sobre o estágio supervisionado em Serviço Social e os desafios observados na retomada das atividades presenciais no período pós-pandemia. Inicialmente, é feita uma discussão acerca dos desmontes sofridos na educação superior, especialmente a partir do golpe de 2016, do aprofundamento da desigualdade social no período da pandemia e de suas repercussões para o estágio. Em seguida, são detalhados, no formato de relato, os desafios observados pela Coordenação de Estágio no período pós-pandemia, em sua relação com supervisores acadêmicos e de campo, instituições concedentes de estágio e estudantes, compreendendo que, apesar de muitos deles estarem diretamente relacionados ao contexto imposto pela pandemia, outros já eram enfrentados historicamente no processo de estágio, e foram agravados por ela. Destaca-se, nesse processo, a importância da reafirmação dos princípios e das diretrizes construídos e defendidos pela categoria profissional, referentes à formação em Serviço Social e ao estágio supervisionado.
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