Um projeto para o Serviço Social crítico

Autores

  • Carlos Montaño UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802006000200002

Palavras-chave:

Serviço Social crítico, Projeto ético-político, Serviço Social e neoliberalismo, Critical Social Work, Ethicalpolitical project, Social Work and neoliberalism

Resumo

As transformações sociais contemporâneas, operadas pela programática neoliberal sob o comando do capital financeiro, trazem novos desafios ao conjunto de cidadãos e de homens e mulheres que vivem da venda de sua força de trabalho. Os assistentes sociais, individual e coletivamente, não são alheios a esta realidade. A profissão já se caracterizou por enfrentar estes desafios, questionando e problematizando seu papel na sociedade, tentando assumir perfis mais críticos e comprometidos com os interesses dos trabalhadores e dos setores subalternos. Exemplo disso são o “Movimento de Reconceptualização” e a posterior tentativa de definir um “Serviço Social Alternativo” preocupado com o sentido de sua prática, com o processo de conhecimento crítico, com a crítica ao capitalismo e às situações de injustiça social. Os desafios atuais levam a, superando anteriores debilidades, construir coletivamente um projeto ético-político profissional que possa enfrentar com competência e compromisso, no interior das forças sociais progressistas, as condições nas quais vivem os trabalhadores (com e sem emprego) e os demais setores subalternos.

Biografia do Autor

Carlos Montaño, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Servicio Social pela Universidad de La Republica (1989), mestrado em Serviço Social pela UFRJ (1995), doutorado em Serviço Social pela UFRJ (2001), aperfeiçoamento em Serviço Social pela Universidad de La Republica (1991), aperfeiçoamento em Serviço Social pela Universidad de La Republica (1992) Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoliberalismo, Reestruturação do Capital, Terceiro Setor, Seguridade Social, Reforma do Estado.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-29