A escola sociopedagógica como modelo de prevenção para comportamento não-conformado

Autores

  • Eric Mührel ETSO - Emden - Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802008000200014

Resumo

Este artigo pondera sobre a escola como espaço social e pedagógico para aprender democracia e prevenir comportamentos desviantes, atitudes não conformes, enfim, prevenir violência. Assim aborda a redescoberta da escola a partir da proposta de Dewey, para o qual esta deveria proporcionar o aprendizado por meio de experiências, onde o aluno aprenderia a se colocar nas situações reais para tentar resolvê-las coletivamente. Na seqüência, apresenta a relação entre integração e desintegração social e as possibilidades de atuação neste contexto a partir da proposta de uma escola social e pedagógica, enfocando as dimensões do reconhecimento emocional e social em contextos de prevenção à violência. Por último, apresenta as possibilidades de expansão do campo de atuação dos assistentes sociais na realidade escolar.

Biografia do Autor

Eric Mührel, ETSO - Emden - Alemanha

Doutor em Filosofia pela Universidade de Essen. Pedagogo e Assistente Social. Professor titular na Escola Técnica Superior Oldenburg/Ostfriesland/Wilhelmshaven. Decano do Instituto de Sistemas Sociais no Campus Emden (Alemanha).

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Publicado

2008-12-17