As estratégias de resistência dos operadores de telemarketing frente às ofensivas do capital

Autores

  • Mônica Duarte Cavaignac UECE - Fortaleza – Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802013000200002

Palavras-chave:

Operadores de telemarketing, Resistência, Greve

Resumo

Este artigo propõe reflexões acerca das formas de consciência, organização e resistência dos trabalhadores num contexto de flexibilização das relações de trabalho, fragmentação da classe trabalhadora e setorialização do movimento sindical, à luz de estudiosos das transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Resgata parte da tese de doutorado da autora, apresentando resultados de uma pesquisa sobre a greve dos operadores de telemarketing de uma empresa privada de telecomunicações que ocorreu na cidade de Fortaleza, em 2007, motivada por baixos salários e precárias condições de trabalho de jovens trabalhadores terceirizados. A observação dos protestos e das mobilizações, bem como a coleta de depoimentos, revelou as percepções, motivações e perspectivas dos manifestantes, apontando os significados do movimento que marcou a história desses “infoproletários” mais pelo seu caráter inédito de luta política contra o grande capital do que pela conquista efetiva de direitos.

Biografia do Autor

Mônica Duarte Cavaignac, UECE - Fortaleza – Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Curso de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da UECE.

Publicado

2013-11-14