A Internet e os novos processos de articulação dos movimentos sociais

Autores

  • Gentil Cutrim Serra Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
  • Lourdes de Maria Leitão Nunes Rocha Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802013000200006

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Redes sociais, Novas tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Este artigo apresenta subsídios para o debate sobre as potencialidades de articulação dos movimentos sociais ao uso dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade. Parte da investigação sobre a dinamicidade das contradições existentes no conjunto das relações sociais para introduzir a discussão a respeito das possibilidades democráticas que poderão surgir com os novos recursos informáticos. Analisa o papel das novas tecnologias da informação e comunicação em relação à articulação externa dos movimentos sociais. O objetivo é mostrar que a atribuição de um poder mobilizador às novas ferramentas informacionais (Facebook, Twitter etc.) pode obscurecer as determinações das relações sociais existentes nas ações e manifestações populares.

Biografia do Autor

Gentil Cutrim Serra Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Doutorando em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA e mestre em Ciência da Computação (UFMA). Ex-doutorando sanduíche na Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) pelo Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior - CAPES

Área de pesquisa: Movimentos Sociais, Tecnologias da Informação, Software Livre.

Lourdes de Maria Leitão Nunes Rocha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Assistente Social. Doutora e Mestra em Políticas Públicas e Especialista em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA. Primeira Secretária da Secretaria de Estado da Mulher do Estado do Maranhão (2007 - 2009). Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-raciais, Geracional, Mulheres e Feminismos GERAMUS, na UFMA. Tem vários artigos publicados, capítulos de livros sobre temas diversos relativos ao Serviço Social, Gênero, Violência de Gênero e Doméstica, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Autora do livro Casas-Abrigo no Enfrentamento da Violência de Gênero (Editora Veras, 2007). Participante do Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses. Vice-Presidenta e Presidenta do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís ~ MA (2001 - 2006). Presidenta do Conselho Estadual da Mulher (2007-2009). Coordenou o Grupo de Trabalho Intersetorial para Elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de São Luís (2005) e o Grupo de Trabalho Intersetorial para Elaboração de Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão (2008). Representante das Gestoras Estaduais dos Organismos Executivos de Políticas para Mulheres no Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2008 - 2009).

Downloads

Publicado

2013-11-18