Um romance de geração: o teatro-ficção de Sérgio Sant’Anna
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100375Palavras-chave:
literatura brasileira contemporânea, romance, teatro-ficçãoResumo
No livro Um romance de geração: teatro-ficção, publicado originalmente em 1980, Sérgio Sant’Anna (1941-2020) cria um universo ficcional em que o fazer literário se mescla à ideia de representação teatral e à temática da ditadura militar instalada no Brasil em 1964. Carlos Santeiro, o protagonista, também um escritor em crise existencial, afetiva e literária, recebe em seu apartamento uma jornalista para entrevistá-lo. O que parece, a princípio, uma visita desagradável, torna-se um encontro memorável, pois Santeiro consegue transformá-la num jogo dramático sem precedentes. Nesse sentido, ao percorrer os assuntos dessa entrevista ficcional sobre a literatura brasileira do período final da ditadura militar, temos por objetivo destacar os processos de criação literária do autor, com ênfase no estudo da hibridez de seus aspectos composicionais. Assim, para melhor compreensão e interpretação estética da narrativa, as definições e os conceitos teóricos utilizados partirão, em sua maioria, das duas artes focalizadas: a literatura e o teatro.
Referências
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
COSTA, Jurandir Freire. Violência e Psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
JOLLY, Geneviève; PLANA, Muriel. Teatralidade. In: SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Trad. de André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 178-181.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Trad. de Sérgio Sálvia Coelho. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. Trad. de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PIRANDELLO, Luigi. O Humorismo. Trad. de Jacob Guinsburg. In: GUINSBURG, Jacob (org.). Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999, p. 41-178.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 9-49.
SANT’ANNA, Sérgio. Um romance de geração: teatro-ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Trad. de Alexandra. Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras, 2006.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Trad. de José Simões (coord.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anderson Possani Gongora, Wagner Corsino Enedino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.