Hotel novo mundo: um estudo crítico à luz da estrutura do romance
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100467Palavras-chave:
literatura contemporânea, crítica literária, estruturalismo, pós-modernidade, IdentidadeResumo
O presente artigo pretende fazer uma análise crítica do romance Hotel Novo Mundo, de Ivana Arruda Leite. A discussão a ser apresentada trata-se da teoria estrutural do romance, uma vez que a crítica estrutural empenha-se na criação de uma poética interessada em construir um modelo de estrutura que conseguisse abarcar todas as narrativas existentes. O estruturalismo, então, propõe o abandono do exame particular das obras, bem como as apresenta como realização de outra coisa para além delas próprias: o que demonstra a estrutura do próprio discurso literário, formado pelo conjunto abstrato de procedimentos que caracterizam o mesmo, enquanto propriedade típica da organização mental do homem. Ademais, da narrativa emanam essas questões que serão apresentadas e analisadas, visto que, evidentemente, tal análise não esgota o conhecimento da estrutura do romance em estudo. Por isso, essa estrutura apresenta-se mais no nível da narração e das personagens e tendo pelo nível da língua(gem) sua implicação e desdobramento. Portanto, utilizam-se autores que tratam do aspecto teórico-crítico do romance e sua estrutura, que são eles: Affonso Romano de Sant’Anna (1974), Renné Wellek (1963), Silviano Santiago (2002), dentre outros.
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