O imaginário romântico nas sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e102427

Palavras-chave:

Música de câmara, Ludwig van Beethoven, Sonatas para violoncelo e piano

Resumo

Neste artigo trabalhamos com a hipótese de que, mais do que simplesmente um compositor em um período histórico, Ludwig van Beethoven adotou estratégias composicionais em música relacionadas ao nascimento do romance literário, que vinculam sua obra a elementos muito objetivos do que viria a ser chamado de Romantismo. Dentre eles, destacamos a importância da escrita instrumental adotando estruturas particularmente associadas aos instrumentos para os quais ele escrevia, assemelhando seu processo criativo de maneira correspondente ao uso das línguas vernaculares como item distintivo que formou as línguas do romance. Tal correspondência atravessa um ideário moderno e constitui-se aspecto normalizado na composição musical do século XIX, entretanto, buscamos enfatizar o lugar de originalidade das escolhas de Beethoven para além do paradigma do gênio, ao traçar sua relação com um contexto estético mais amplo. Adotamos como objetos de estudo as cinco sonatas para violoncelo e piano de Beethoven, como exemplares de fases distintivas de sua obra, propondo que desde seu Opus 5 já era superado o paradigma Barroco de uma escrita genérica, assumindo critérios novos ao estilo da época. Dessa forma, ao ligarmos a análise musical com uma leitura histórico-estética, nossas conclusões apontam para uma redefinição de paradigmas estruturais outrora dependentes do dado estrutural (harmonia e desenvolvimento temático) tão somente.

Biografia do Autor

Rodrigo Falson Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação do Prof. Dr. William Teixeira da Silva, mestre em Música (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado nos cursos de Regência e Piano (2002) pela Unicamp. Desde 2012 é professor (pianista/regente) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande.

William Teixeira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Música pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel em Música com habilitação em violoncelo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Como violoncelista, tem-se dedicado ao repertório antigo e contemporâneo, propondo interfaces analíticas e práticas a partir de referenciais das retóricas clássicas e atuais.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

PINHEIRO, Rodrigo Falson; SILVA, William Teixeira da. O imaginário romântico nas sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–27, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e102427. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/102427. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Manifestações da literatura no VI SIEL e XXIV Semana de Letras da UFMS