Preta, pobre, periférica e grávida: a maternidade criminosa em Clara dos Anjos, de Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e103974Palavras-chave:
Clara dos Anjos, Lima Barreto, Racismo, Maternidade, VirgindadeResumo
O corpo da mulher preta, há tempos, representa o lugar do imaginário da violência de gênero, onde esta mulher-fruta, “comestível” e “violável” permanece em um imaginário perpassado por uma representação estereotipada na sociedade. O presente trabalho apresenta uma discussão teórica a respeito do papel da mulher preta na sociedade do século XIX pós-abolicionista, cuja visão escravocrata e possessiva ainda era bastante evidenciada, bem como do seu corpo, virgindade e maternidade, na obra Clara dos Anjos, do autor pré-modernista Lima Barreto. O presente estudo, de cunho bibliográfico e de revisão teórica, tem como objetivo principal analisar o papel da protagonista Clara dos Anjos e a violência a que ela é submetida. Essa violência inclui o defloramento e a gravidez indesejada, sendo o resultado da sua origem pobre, humilde e de sua cor. Seu algoz, Cassi Jones, é um homem branco de origem mais elitista, e o abuso que ele comete é reforçado pela atitude de sua família. O trabalho, ao discutir esses pontos, visa evidenciar as mazelas de uma sociedade na qual o corpo da mulher negra era historicamente desvalorizado e visto como um objeto sem valor
Referências
ARAÚJO, Rogério Ferreira de. Clara dos Anjos, de Lima Barreto, e o romance: diálogo e ruptura com as estéticas naturalista e modernista. 2021, 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , 2021.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2012.
DA SILVA, Ana Gabriella Ferreira. Representações do negro em Clara dos Anjos de Lima Barreto. 2015, 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros. 2015.
DUARTE, Eduardo de Assis. Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 17, p. 6-18, dez. 2009.
GUGLIOTTA, Alexandre Carlos; DA SILVA, Danielle Souza Fialho. A clara percepção de Lima Barreto: gênero e raça no romance Clara dos Anjos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Rio de Janeiro, v. 5, n. 17, p. 1-8, abr./jun. 2006.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LIMA, Marcos Hidemi de. Pobre, mulata e mulher: a estigmatização de Clara dos Anjos. Belo Horizonte: UFMG, 2022. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/28-critica-de-autores-masculinos/446-pobre-mulata-e-mulher-a-estigmatizacao-de-clara-dos-anjos. Acesso em: 20 nov. 2024
NÓBREGA, Ana Gabriella Ferreira da Silva. Questões Raciais e de Gênero em Clara dos Anjos: Uma Proposta para a Sala de Aula. In: ASSIS, Lucia Maria; DOS SANTOS, Janete da Silva (orgs.), Lima Barreto na sala de aula: questões raciais e de gênero. São Paulo: Blucher, 2022. v. 2, p. 31-50.
NÓBREGA, Ana Gabriella Ferreira da Silva. Cabelo, corpo e sexualidade nas personagens femininas na obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 7., 2019, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019. p. 100. Disponível em: https://simelp.com.br/anais-simelp/publicacoes/AT031/PDF-trab-2006-1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
OLIVEIRA, Débora Cristina Sousa. Pobres, defloradas e, portanto, perdidas? O crime de defloramento em Clara dos Anjos e na Gazeta de Notícias no Rio de Janeiro republicano. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso de História. Departamento de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Trad. de Angela M. S. Corrêa.São Paulo: Contexto, 2013.
SATURNINO, Daiane dos Santos; SANTOS, Maiara Oliveira. O subúrbio e a mulher em Clara dos Anjos, de Lima Barreto. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
VASCONCELOS, Eliane. Entre a Agulha e a Caneta: a mulher na obra de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.
VIEIRA, Edergenio Negreiros. Interseccionalidades de raça, gênero, machismo e sexismo na literatura insurgente de Lima Barreto. Cadernos de Gênero e Diversidade, Salvador, v. 6, n. 3, p. 189-210, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaïs de Matos Barbosa, Glezia Alves de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. 
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.