Ética e estética em Mário de Andrade

Autores

  • Tiago Hermano Breunig Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2008v13n1p122

Resumo

A naturalização de uma tipologia musical brasileira representativa de uma entidade nacional, pressuposta pela construção de uma tradição a partir do pensamento marioandradiano, coloca o leitor perante a aparente contraditoriedade da proposta de um sentido produzido para o aspecto sensorial por meio da palavra. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a valorização marioandradiana da imediaticidade funcional, com a qual emerge contraditoriamente o valor eterno do ethos. Para tanto, a incorporação da palavra pelo som se torna um aparato fundamental, mas ao contaminar o som com seu sentido, a palavra imprime a sua opacidade.

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Publicado

2008-07-30

Como Citar

BREUNIG, Tiago Hermano. Ética e estética em Mário de Andrade. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 122–134, 2008. DOI: 10.5007/2175-7917.2008v13n1p122. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2008v13n1p122. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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