As contribuições de Cecília Meireles para a leitura e a literatura infantil

Autores

  • Cristiana Silva Mello Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2008v13n2p5

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a atuação de Cecília Meireles (1901-1964) na literatura infantil brasileira, com destaque para questões relacionadas à leitura e à literatura na infância. Pressupõe-se que a leitura é um instrumento essencial na vida do homem, sendo que sua aprendizagem e prática possibilitam ampliação do conhecimento de mundo e acesso às formas de comunicação necessárias à vida em sociedade, deve assim iniciar-se na educação infantil. A autora destacou a necessidade de escrever especificamente para crianças com vistas ao seu pleno desenvolvimento. Escreveu artigos jornalísticos, pronunciou conferências, escreveu poesias, livros, peças teatrais e cantigas de roda de maneira que sua produção literária, em especial, as direcionadas à infância, é uma referência aos educadores que trabalham a leitura em salas de aula da educação infantil.

Biografia do Autor

Cristiana Silva Mello, Universidade Estadual de Maringá

Aluna do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de maringá

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Professora Assistente do Departamento de Fundamentos da Educação

Downloads

Publicado

2008-12-19

Como Citar

MELLO, Cristiana Silva; MACHADO, Maria Cristina Gomes. As contribuições de Cecília Meireles para a leitura e a literatura infantil. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 5–21, 2008. DOI: 10.5007/2175-7917.2008v13n2p5. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2008v13n2p5. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos