Dar a ver com palavras: cinema e literatura em Italo Calvino

Autores

  • Bruna Fontes Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elisa Rodrigues Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n1p122

Resumo

As discussões sobre as relações entre imagem e palavra são recorrentes na obra de Italo Calvino, que sempre buscou projetar em seus livros imagens que reconstruíssem seus mundos imaginários, pensando a página em branco como uma tela. Assim, mostraremos como a produção literária calviniana alia o imagético ao verbal, ora buscando construir imagens a partir das palavras, ora visando traduzir em palavras imagens mentais que antecediam suas narrativas, mas que ao mesmo tempo as influenciavam. Partindo, então, das intersecções entre imagem e palavra, chegaremos às considerações tecidas pelo próprio Calvino sobre o cinema e a literatura, apresentando um contexto no qual o cinema era o mundo para o escritor italiano e revelando os efeitos da Segunda Guerra Mundial tanto na visão que Calvino tinha das produções cinematográficas, quanto na inserção de um jovem escritor politicamente engajado no mundo da literatura. Diante dessas considerações, refletiremos sobre as relações entre literatura e cinema na obra do escritor, indicando de que modo a escrita calviniana pode ser considerada uma cinematografia de palavras.

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Publicado

2012-05-23

Como Citar

FERRAZ, Bruna Fontes; MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues. Dar a ver com palavras: cinema e literatura em Italo Calvino. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 122–135, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n1p122. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p122. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Literatura e Cinema